IGD News – O meio ambiente é um dos temas mais debatidos no mundo atualmente. A política urbana nacional é eficiente em promover o desenvolvimento sem prejudicar o meio ambiente?
Raquel Rolnik – Não. Em primeiro lugar, porque a matriz básica do nosso modelo urbanístico é o transporte sobre pneus e o modelo rodoviário é o de maior impacto sobre o meio ambiente, tanto por seu potencial poluidor como por seu impacto sobre a constituição de um modelo de espraiamento que constantemente desmata, erode, entre outros. Em segundo lugar, porque como se trata de um modelo que não incorpora os pobres à cidade, ou seja, não tem uma estratégia de acesso a terra urbanizada e consolidada para essa classe, ele, perversamente, joga a produção informal irregular sobre as áreas de maior fragilidade ambiental.
Para ver a entrevista completa acesse: http://raquelrolnik.wordpress.com/2009/10/19/os-desafios-para-a-politica-urbana-brasileira/
Raquel é urbanista, professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo e relatora especial da Organização das Nações Unidas para o direito à moradia adequada.
quarta-feira, 14 de abril de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente: